As operações de factoring e securitização representam grandes oportunidades de reequilibrar seu fluxo financeiro. Afinal, empresas com problemas de caixa podem levantar capital de giro para suas operações por resgatar antecipadamente os recursos que receberão a prazo, por meio de parcelamentos e outros tipos de promessas de pagamentos.
Desta forma, recompõe seu capital de giro e podem garantir uma liquidez financeira imediata e fundamental para o andamento do negócio.
É importante ressaltar que factoring e securitização não se tratam de operações de empréstimo, pois a empresa vai antecipar o recebimento de um valor que já lhe pertence. Isso faz com que os juros e as taxas praticadas na operação sejam bem mais atraentes do que as operações realizadas por bancos.
Todas as empresas que realizam vendas a prazo com a cobrança das mesmas via emissão de duplicatas podem fazer a antecipação de recebíveis, principalmente as pequenas e médias.
Isso garante o acesso rápido a uma fonte de capital sem a necessidade de criação de uma dívida.
Além disso, é possível ter o dinheiro à vista das vendas a prazo, que só seria recebido futuramente. Uma ótima alternativa para estabilizar o fluxo de caixa e movimentar o capital de giro.
Assim, a empresa consegue se manter em dia com suas obrigações, bem como fazer os investimentos necessários para o seu negócio.