Porque as Securitizadoras São Importantes?

Em relação às cedentes, elas podem ajudar empresas a terem mais liquidez e melhor fluxo de caixa. Dependendo do modelo de negócio ou da situação, não é viável esperar o recebimento do dinheiro dos clientes. Por outro lado, aceitar apenas o pagamento à vista poderia afetar a conversão.

As securitizadoras, portanto, atuam para oferecer crédito com liquidez e sem dívidas. Ao contrário do que acontece com um financiamento, uma antecipação de recebíveis não aumenta o endividamento do negócio. Afinal, ele está antecipando valores aos quais já tem direito.

As securitizadoras no Brasil também podem ser importantes para os investidores. Ao emitir títulos de renda fixa, elas trazem outras oportunidades para o mercado financeiro, abrindo possibilidades para os investidores. 

 

Qual a relação entre securitização e investimentos?

Agora que você conhece todo o processo de securitização e o papel das securitizadoras de créditos financeiros, viu que o tema também está relacionado aos investimentos. Afinal, há a transformação de direitos creditórios em títulos, os quais são negociados diretamente no mercado.

Nesse caso, o investidor paga para adquirir o título. Então a securitizadora pode usar os recursos para manter suas operações — como comprar novos direitos creditórios e antecipar mais recebíveis, por exemplo. 

Em troca, quem investe recebe uma rentabilidade com regras conhecidas, já que esses são investimentos em renda fixa. Quando a securitizadora recebe dos sacados, os valores são pagos aos investidores, nas condições definidas, como prazo e retorno.

Pela maneira como funcionam, os títulos emitidos por uma securitizadora de créditos financeiros fazem parte do crédito privado. Essa é uma divisão da renda fixa com mais riscos, mas que pode oferecer maior potencial de retorno.

Adiante os recebíveis da sua empresa com a gente!

plugins premium WordPress